Chocolate causa espinhas? Verdade ou mito

Desvende o mito de que chocolate causa espinhas ou será que os antigos estavam certos?

Escrito por -


Será que chocolate causa espinhas? Verdade ou mito? Descubra aqui!

Uma das dicas mais antigas sobre cuidados com a pele é de que comer muito chocolate aumenta o número de espinhas e acne. Mas será que isso é uma verdade ou é apenas um mito?

Já sabemos que as temidas espinhas aparecem por diversos fatores diferentes, como alteração hormonal, oleosidade da pele, exposição à poluição e muito mais. Mas será que comer chocolate realmente aumenta o número de espinhas?

Chocolate causa espinhas? Verdade ou mito

Segundos especialistas da área da nutrição, alimentos que possuem uma grande concentração de gordura podem, sim, causar espinhas.

Chocolate causa espinhas
O consumo excessivo do chocolate pode aumentar a secreção sebácea na pele, o que causa o surgimento das espinhas

O que acontece é que a acne e espinhas acontecem quando ocorre um aumento de secreção sebácea nos folículos da pele, que pode ocorrer devido a uma alimentação com muitas gorduras.

O chocolate tem como principais ingredientes o leite e a manteiga de cacau, dois alimentos ricos em gordura. Porém, não existe nenhuma comprovação científica de que o consumo do chocolate seja ligado ao aparecimento de espinhas e acne.

Veja também: Como acabar com as espinhas através da alimentação

Comer chocolate provoca espinhas?

A maior dica é de manter uma alimentação equilibrada. Se você é do tipo que não dispensa um chocolate, dê preferência para aqueles com alta concentração de cacau ou meio amargo, por exemplo. Essas versões do doce contêm menos gorduras, o que é benéfico para sua pele e corpo em geral.

O principal motivo para o aparecimento de espinhas são as alterações hormonais. Isso acontece na mesma época em que é comum comer mais chocolate, que é a fase da adolescência. Por isso, o doce acaba levando a “fama” de causar espinhas. Então, comer chocolate provoca espinhas, mas não apenas ele isolado – as espinhas surgem por uma soma de diversos fatores.

porquê o chocolate causa espinhas
Foto: Moderatestyles

É mito ou verdade que chocolate dá espinhas?

Não apenas o chocolate pode provocar um aumento no número de espinhas. Hambúrgueres, pizzas, cachorro quente, amendoins e todos os alimentos com uma concentração grande de gordura contribuem para a piora do quadro de espinhas.

A grande quantidade de gordura dificulta a digestão dos alimentos, podendo também gerar uma intoxicação do organismo. Assim, as glândulas sebáceas aumentam a produção e, consequentemente, facilitam o aparecimento de espinhas e acne.

O principal aliado da saúde da sua pele é você mesmo. Mantenha sua pele limpa e se esforce para ter uma alimentação saudável e equilibrada. Além de ajudar a se livrar das espinhas, esse hábito só te fará bem!



Chocolate causa espinhas? Verdade ou mito
Avalie!