Como acabar com espinhas na cabeça

Siga algumas dicas para melhorar o incômodo e a dor, mas se o problema persistir, procure um médico para receber o tratamento adequado

Escrito por -


Espinhas podem ser um tormento, pois às vezes causam coceira e muita dor. Saiba agora como acabar com espinhas na cabeça.

Como acabar com espinhas na cabeça

espinhas na cabeça
Evite certos cosméticos enquanto estiver tratando (Foto: Doutíssima)

Veja ainda: Como acabar com as espinhas através da alimentação

Assim como as espinhas do rosto, as acnes que surgem no couro cabeludo também são provenientes de poros entupidos. A diferença é que são cobertas pelos cabelos e não chamam tanto a atenção e por isso, é mais fácil fazer o tratamento correto: não estourar, cutucar ou espremer. Geralmente, essas espinhas somem sozinhas com o tempo, mas enquanto existem, podem ser dolorosas e causar coceira.

Nunca tente espremer uma espinha, ainda mais no couro cabeludo, onde ficará uma ferida aberta para a entrada de diversas bactérias que podem infeccionar a área, piorando significativamente o problema com a acne.

Como evitar espinhas do couro cabeludo

Uma boa forma de acabar com espinhas na cabeça, é usando um bom shampoo para cabelos oleosos, que por si só, fará toda a diferença, ajudando a tratar espinhas existentes, fazendo-as sumir e evitando o surgimento de novas. Produtos anticaspa, ou que contenham ácido salicílico, ou que possuem fórmula hipoalergênica, também ajudam muito a controlar o problema.

Como as espinhas também surgem de acordo com sua alimentação, procure comer sempre bastante frutas, vegetais e legumes, pois evitam que os folículos sejam bloqueados por causa das glândulas sebáceas. Alimentos gordurosos ou fritos contribuem para o surgimento de mais e mais acne.

Saiba mais: Como tirar espinha interna com chá preto

como evitar espinhas
(Foto: Hospital Evangélico Cachoeiro de Itapemirim)

Como acabar com espinhas no couro cabeludo

Outra dica importante e que sempre é esquecida é a necessidade de limpar as escovas e pentes de cabelo. Um grande fator que contribui para o bloqueio dos folículos e assim o surgimento de acne, é a sujeira. Para acabar com espinhas na cabeça, faça a limpeza de seus utensílios de cabelo pelo menos uma vez por mês, com água e shampoo, evitando o acúmulo de sujeira nos cabelos.

Às vezes, as espinhas são causadas por alguns tipos de produto que você costuma usar, por isso, tente trocar as marcas e tipos de cosméticos que costuma utilizar, como shampoos, condicionadores, cremes para pentear, sprays, pomadas e etc. Outro grande vilão pode ser os descolorantes e tintas para cabelo, fique atento e tente fazer o teste trocando as marcas.

Se o problema persistir o ideal é marcar uma consulta com um especialista, pois com uma avaliação médica, será possível a indicação de um tratamento que seja mais eficaz de acordo com seu organismo e gravidade do problema.



Como acabar com espinhas na cabeça
Avalie!