Como evitar manchas de espinhas no rosto

Se você sofre ou já sofreu com o problema da acne, as manchas na pele devem estar te incomodando, por isso recomendamos que confira algumas dicas

Escrito por -


As espinhas podem causar dores e um grande desconforto, mas as manchas de espinhas no rosto, causam um grande problema estético. Por isso, é comum que quem sofre com o problema acabe estourando as espinhas inflamadas, coçando a área e fazendo ainda outras atitudes que podem causar um problema posterior, as tão temidas cicatrizes de espinhas.

Se você quer saber como evitar que essas manchas apareçam, separamos aqui algumas dicas de como evitar cicatrizes de espinha no seu rosto.

Como evitar manchas de espinhas no rosto

Primeiramente precisamos diferenciar as manchas de acne e as cicatrizes. Se sua pele for mais escura, pode ser que você note algumas manchas marrons no lugar que antes estavam as espinhas.

manchas de espinhas no rosto
Evite as manchas, pois removê-las será muito mais difícil (Foto: Urdumania)

As manchas apenas parecem ser cicatrizes, porém na verdade são hiperpigmentações pós-inflamatórias. Se sua pele for mais clara, pode ser que apareçam manchas vermelhas ou roxas, que são chamadas de eritemas pós-inflamatórios.

Essas manchas somem sozinhas em cerca de seis meses, mas esfoliações com ácido glicólico ajudam a reduzi-las.

Cremes com hidroquinona fazem com que as manchas saiam mais rápido. Porém, tome cuidado: o abuso dessa substância pode deixar manchas cinzas permanentes. Por isso, quando possível, opte por tratamentos a laser.

Leia também: Como tirar manchas de espinhas gastando pouco

Como evitar manchas de acne

Falando especificamente das cicatrizes, a dica de ouro você provavelmente já conhece: não estoure nem cutuque as espinhas, e sempre lave a área com cuidado. Diferente das manchas de hiperpigmentação, cicatrizes são profundas e muito difíceis de serem retiradas.

Por isso, é bom evitar. O primeiro passo é consultar-se com um dermatologista quando houverem espinhas problemáticas, recorrentes ou se você já sabe que tem acne. O médico lhe acompanhará com produtos específicos que, além de diminuírem a quantidade de espinhas, evitarão cicatrizes e manchas na sua pele.

Em casos de inflamações de espinhas problemáticas, o médico ainda pode aplicar uma injeção de cortisona, que reduzirá drasticamente a inflamação em até 24 horas, reduzindo bastante a chance de espinhas aparecerem.

cicatrizes de espinhas
(Foto: Cyberspace & Time)

Veja ainda: Como fazer espinha parar de sangrar

Como prevenir manchas de espinhas do rosto

Caso não possa ir a um dermatologista, existem dicas pontuais para você evitar manchas de espinhas.

À noite, aqueça um pouco de água e passe na espinha, para que o pus dela seja liberado. Depois, passe um pouco de creme de peróxido de benzoíla no local afetado. Essa pomada é encontrada por menos de 10 reais nas farmácias e é recomendada por dermatologistas. Mas não abuse do seu uso!

Seguindo essas dicas, as espinhas irão logo embora e sua pele permanecerá intacta!



Como evitar manchas de espinhas no rosto
Avalie!