Como fazer espinha parar de sangrar

A melhor opção é esperar a espinha sumir naturalmente, mas se você não resistir, tente alguns truques caseiros para amenizar o problema do sangramento.

Escrito por -


Fazer uma espinha parar de sangrar pode parecer uma tarefa difícil, mas com algumas dicas caseira isso pode mudar.

Para evitar o surgimento de cicatrizes permanentes ou ainda levar mais bactérias para a área afetada, causando uma infecção, não é recomendável manipular espinhas, mas mesmo assim, muitas pessoas não resistem e acabam espremendo-as. Ao fazer isso, hemorragias podem surgir, mas não se preocupe: veja como estancar o sangramento após cutucar a acne.

O que fazer quando a espinha sangrar

Geralmente, sangramentos de ferimentos leves em áreas pequenas, deve cessar entre 1 e 9 minutos. Se seu sangramento persistir mais que 9 minutos, procure um médico, pois isso pode indicar algum problema relacionado ao sangue, como coagulação ou anemia. Consulte um médico o quanto antes, pois só ele poderá avaliar o caso e dar um diagnóstico sobre o que pode estar a contribuir para a hemorragia.

parar de sangrar
Se houver inflamação depois de espremer, procure um médico (Foto: Denise Machado MakeUp)

Leia também: Como tirar manchas de espinhas com abacaxi

Como parar o sangramento da espinha 

Faça uma compressa com gelo: limpe a região afetada com água e sabão, corra até o congelador e pegue alguns cubos de gelo. Para parar o sangramento de uma espinha de forma simples e rápida, enrole o gelo em uma toalha limpa e pressione contra o sangramento.

Atenção: a toalha deve estar limpa para evitar levar bactérias para o ferimento.

Parar o sangramento da espinha com batata: é muito comum possuir batatas em casa e você pode recorrer a elas se surgir um sangramento na acne. As batatas possuem capacidade de estancar sangramentos devido ao amido, que suga a água e o plasma do sangue, acelerando a coagulação. Limpe a região onde há a hemorragia na espinha e coloque uma rodela de batata.

tratar espinha
(Foto: Camila Coelho)

Usar um adstringente: se você tem problemas com acne, provavelmente possui um adstringente em casa e se não tiver, use vinagre para parar o sangramento na espinha. Adstringentes, tônicos e hamamélis desaceleram a hemorragia, diminuindo os vasos sanguíneos. Mergulhe o cotonete ou algodão em um desses produtos e pressione contra a acne, o que pode arder um pouco.

Lápis hemostático: você pode comprar um lápis hemostático na Internet, lojas de cosméticos e também em farmácias. Este utensílio é um material ceroso e antisséptico, que atua revestindo o ferimento com nitrato de prata ou alumínio, impedindo a saída de sangue. O bom é que o efeito é quase instantâneo e você pode usar não só para parar o sangramento da espinha, mas também para outros ferimentos leves. Para usá-lo, molhe a ponta na água e aplique com leve pressão na acne.

Saiba ainda: Como tirar espinhas com cenoura

Com esses truques, uma espinha sangrando não será mais um problema!



Como fazer espinha parar de sangrar
Avalie!