Como são formados os cravos e espinhas?

Descubra os principais motivos dos aparecimentos dos cravos e espinhas na sua pele

Escrito por -


A formação do cravo ou espinha ocorre bem antes de podermos ver a inflamação na pele.

Veja como são formados os cravos e espinhas, pois aprendendo sobre seu surgimento, ficará mais fácil evitar que um deles apareça de surpresa em sua pele.

Como são formados os cravos e espinhas?

A espinha é um cravo que surge meses ou semanas antes da inflamação. O cravo nasce por dois motivos associados: aumento de gordura produzida naturalmente pelas glândulas da pele e pelo entupimento dos poros por onde esta gordura é excretada. O cravo vira espinha devido à reação do corpo na presença de bactérias no local, pois o organismo tenta enfrentar uma infecção.

Como surgem os cravos e as espinhas

cravos e espinhas na pele
O aparecimento de cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea na pele

Cosméticos gordurosos, como protetores solar ou maquiagem contribuem muito para o surgimento de cravos e espinhas, pois ajudam a entupir os poros por onde a gordura deveria ser excretada.

Embora a acne possa aparecer em qualquer idade, o problema se agrava na adolescência, quando atinge 80% dos jovens, que devido a alta produção de hormônios, produz mais gordura na pele.

Para evitar este incômodo, os especialistas recomendam dermocosméticos próprios para cada tipo de pele, mas a maior dica é lavar sempre bem o rosto, duas vezes por dia, com sabonete antibactericida ou ácido salicílico, que ajudam a afinar a pele, facilitando a desobstrução dos poros.

É recomendado evitar o sol, pois a radiação faz a pele engrossar. Se não for possível evitar o sol, use filtro solar livre de óleo.

Leia mais: Como acabar com as espinhas através da alimentação

Por que temos cravos e espinhas?

Você sabia que o chocolate não possui qualquer tipo de relação com o surgimento de cravos e espinhas na pele? Claro que alimentos gordurosos e frituras contribuem para o entupimento de poros, mas até hoje, não há comprovação científica quanto à ingestão de chocolates e a acne.

Quando utilizar maquiagem ou outros produtos na pele, nunca durma sem lavar o rosto, pois isto com certeza bloqueará os poros, fazendo com que um cravo nasça e se seu corpo reagir à ele, haverá a transformação em acne.

Nunca tente espremer uma espinha ou cravo, pois isto pode agravar a situação, fazendo com que a infecção aumente ainda mais e deixe cicatriz, principalmente no rosto.

Embora existam diversos métodos para combater a acne, tudo dependerá do seu tipo de pele e nível de espinhas e cravos, por isso, sempre consulte um dermatologista para tirar suas dúvidas e receber o tratamento mais eficaz, sem prejudicar sua saúde.



Como são formados os cravos e espinhas?
Avalie!