Como secar espinhas inflamadas rápido

0
18


O combate às espinhas é uma luta diária. Basta um dia de descuido sem uma adequada limpeza da pele ou um deslize na dieta que pronto: lá estão elas!

Se não deu para evitar o aparecimento das espinhas, aprenda aqui como prevenir e como secar espinhas inflamadas rápido, garantindo assim a beleza da sua pele.

Mas afinal, o que são as espinhas?

A espinha ou acne, nada mais é do que a inflamação das glândulas sebáceas e dos folículos pilosos, que causam a obstrução dos poros.

A pele é recoberta de pelos, às vezes bem finos e imperceptíveis. Por sua vez cada pelo cresce em um folículo, que produz uma substância sebácea. Quando esta substância é produzida em excesso, cria-se o ambiente ideal para a multiplicação de bactérias, bloqueando a saída do sebo o que causa inflamação, inchaço, vermelhidão e dor.

espinhas inflamadas no rosto
As espinhas podem surgir em qualquer lugar da pele: na face, como é mais comum, no pescoço, costas, braços e tórax.

Como prevenir espinhas

A seguir algumas dicas sobre o que fazer para acabar com espinhas inflamadas de uma vez por todas.

  1. O sabonete ideal

Se você tem tendência a ter espinhas, compre um sabonete antiacne à base de enxofre e ácido salicílico e lave a área afetada de duas a três vezes por dia. O sabonete vai ajudar controlar a oleosidade da sua pele, ou seja, a produção de sebo, evitando assim a obstrução dos poros e o consequente surgimento das espinhas.

  1. Beba muita água

Você já deve estar cansado de ouvir dizer que beber água faz bem para a pele. E é verdade, não é mito. A água ajuda a desintoxicar o organismo, além de hidratar o corpo. Portanto, não se esqueça nunca desse segredinho de beleza simples, mas muito importante.

  1. Evite leite e seus derivados, alimentos gordurosos e com alto índice glicêmico

Não tem jeito, já foi comprovado por estudos que a alimentação influencia e muito a saúde da pele. E, quando se fala em espinhas, o leite e seus derivados, alimentos gordurosos e com alto índice glicêmico (pães, arroz branco, biscoitos, sorvete, etc.), atuam diretamente. Fique de olho no seu cardápio para não cometer excessos e fazer mal a sua pele!

  1. Tirar a maquiagem sempre

Após o uso de maquiagem, nunca deixe de limpar bem a pele. Se o seu caso de acne for muito grave, opte usar produtos de maquiagem que sejam à base de água.

  1. Procure ajuda médica

Às vezes soluções caseiras não resolvem o problema. Se você sofre de acne em sua forma mais grave, procure um médico dermatologista. Ele poderá indicar o melhor caminho para a eliminação das espinhas, receitando pomadas, cremes e, em alguns casos, até antibióticos.

Leia mais:
Espinha doendo dentro do nariz: o que pode ser?
Acnase funciona mesmo para espinhas?

spinhas inflamadas tratamento caseiro
Foto: Thetipz

Dicas para secar espinhas inflamadas

Se apesar de todos os cuidados você não conseguiu se livrar das espinhas, temos algumas dicas para secar espinhas inflamadas.

Uma dica para acalmar a sua pele, se aparecer uma espinha inflamada e dolorida, é molhar um pedaço de algodão em água morna e fazer uma compressa por alguns minutos. Esse procedimento rápido vai ajudar a desinchar, clarear e secar a espinha.

Outra dica de como secar espinhas inflamadas rápido, é colocar duas aspirinas em um pires com um pouco de água, amassá-las fazendo uma espécie de pastinha e colocá-la sobre as espinhas. É tiro e queda! Mas cuidado, não faça isto se você tiver alergia à aspirina.

As máscaras de argila também são superfáceis de fazer e são ótimas para uma ação adstringente e secativa. Você pode utilizar a argila verde, encontrada em lojas de produtos naturais e estética. Na preparação, adicione um pouco de água mineral até a mistura atingir a consistência de uma pasta.

Aplique em seguida na face e deixe secar por cerca de 15 minutos. Depois é só enxaguar e você verá o resultado instantâneo! Pelo bem macia, mais clara, uniforme e sem oleosidade.

Por fim, se aparecerem espinhas bem pontuais, aposte nas canetas secativas. Elas possuem ação cicatrizante, antisséptica e anti-inflamatória e são ótimas para secar com rapidez as espinhas inflamadas. Aplique uma ou duas vezes ao dia, após a higiene da pele.



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here