Como tirar espinhas do rosto em um dia


Escrito por -


Como tirar espinhas do rosto em um dia é a proposta desta matéria, que oferece algumas soluções caseiras e métodos diversificados para eliminar essas temidas espinhas.

Antes de falarmos propriamente de como eliminar as espinhas, elaboramos algumas dicas que vão lhe auxiliar a preveni-las. Confira:

  1. Ter uma pele saudável depende muito do tipo de alimentação que se tem. Procure manter uma alimentação saudável e ingerir, no mínimo, dois litros de água por dia.
  2. Lave o rosto por, no mínimo, duas vezes ao dia; de preferência, usando um sabonete específico para o tipo de pele do seu rosto. É importante passar um hidratante após a lavagem, para evitar que a pele produza oleosidade excessiva que pode acabar por obstruir os poros. Se possível, use um esfoliante facial uma vez na semana, para eliminar o excesso de células mortas da pele.
  3. Evite tocar o rosto. Nossas mãos estão cheias de bactérias que, se levadas ao rosto, podem se proliferar nos poros e inflamá-los, causando as espinhas.
  4. Não esprema a espinha. Além do risco de causar uma cicatriz que ficará para toda a vida, levar as mãos ao poro inflamado também significa levar mais bactérias para a área agredida, o que pode piorar a situação.
Foto> shetask
Foto: shetask

Como tirar espinhas do rosto em um dia

Métodos caseiros

1) Pasta de dente: a pasta de dente contém sílica, uma substância que absorve umidade e, consequentemente, faz a espinha diminuir. Mas atenção: não use pastas que contenham lauril éter sulfato de sódio, pois essa substância irrita a pele.

2) Suco de limão fresco: o ácido cítrico encontrado no limão mata as bactérias presentes na espinha e ajuda a fechar os poros. O recomendado é usar essa técnica à noite, para evitar o risco de manchas na pele causadas pelo sol.

3) Chá verde com levedura de pastelaria: essa mistura forma um ótimo adstringente. Faça uma pasta com os dois ingredientes e aplique sobre a espinha com um cotonete. Deixe secar e, depois, retire com água morna, lavando o rosto normalmente logo após.

4) Canela e mel: essa mistura, além de ajudar a desinflamar as espinhas, ainda age como um poderoso hidratante. Após lavar o rosto, aplique um pouco da mistura pastosa na área afetada antes de dormir. No dia seguinte, é só lavar o rosto normalmente.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

5) Álcool com bicarbonato de sódio: essa mistura também é eficiente para a diminuição das espinhas, pois o álcool desinfeta e mata as bactérias que causam a infecção dos poros, e o bicarbonato age como um esfoliante, eliminando o excesso de células mortas da pele.

6) Sal grosso: o sal, além de matar as bactérias, diminui o inchaço da espinha por conta de sua ação osmótica. Misture uma colher de chá de sal grosso com duas colheres de sopa de água morna e aplique sobre a espinha com um cotonete.

7) Aspirina: a aspirina é um anti-inflamatório que ajuda a desinchar a espinha. Esmague um comprimido de aspirina e adicione água aos poucos, até formar um creme. Aplique sobre a espinha com um cotonete. O recomendado é aplicar antes de dormir.

Foto: Pimples.io
Foto: Pimples.io

Outros métodos para eliminar espinhas

1) Óleo de lavanda: o óleo ajuda a combater as impurezas da pele e pode, inclusive, ser usado para tratamento contra cravos. Aplique uma pequena quantidade do óleo na área afetada antes de dormir.

2) Cremes de combate à acne: a maioria das marcas desses cremes possuem peróxido de benzoíla em sua composição, uma substância que mata as bactérias que causam a acne.

3) Produtos com ácido salicílico: assim como o peróxido de benzoíla, o ácido salicílico também mata os microorganismos que causam as espinhas. Aplique na espinha antes de dormir, com o rosto lavado e seco.

Ólep de Malaleuca é usado no combate às espinhas. Foto: Divulgação
Ólep de Melaleuca é usado no combate às espinhas. Foto: Divulgação

4) Óleo de melaleuca: esse óleo é um bactericida potente com propriedades anti-inflamatórias. Aplique o óleo sobre as espinhas com um conta-gotas.

5) Adstringentes: os adstringentes em geral são uma arma poderosa contra as espinhas, já que fecham os poros da pele, impedindo que impurezas ou bactérias adentrem a pele e gerem inflamações.

O que achou dessa matéria sobre como tirar espinhas do rosto em um dia? Conseguiu eliminá-las? Usou alguma das técnicas acima?



Como tirar espinhas do rosto em um dia
5 (100%) 1 vote