Como tirar espinhas no canto da boca

Apareceu uma espinha no canto da boca de uma hora para outra, e você está precisando de truques para acabar com ela? Se a sua resposta for sim, veja este artigo com dicas sobre o assunto.

Escrito por -


Entenda porque surgem as espinhas na nossa pele e aproveite para conferir alguns truques para tirar espinhas no canto da boca.

Acne é o nome técnico da famosa espinha, uma doença dermatológica que causa inflamação. Os poros entopem fazendo com que bactérias residam ao redor, formando, assim, as incômodas espinhas.

Qualquer pessoa pode sofrer com acnes, mas geralmente aparece com mais frequência na adolescência e, sobretudo, com pessoas que possuem a pele oleosa.

O aparecimento das espinhas tem várias causas: tensões emocionais, uso de substâncias oleosas na pele (bronzeador, por exemplo), distúrbios hormonais, ovários policísticos, etc.

tirar espinhas
Procure um dermatologista se surgirem muitas espinhas e se o problema persistir (Foto: Sorrisologia)

De maneira geral, as partes do corpo que são mais comuns o aparecimento de espinhas é o rosto e as costas.  Uma das mais incômodas são as espinhas que aparecem no canto da boca, tendo em vista que é um lugar sensível e que, portanto, se torna muito dolorido.

O tratamento das espinhas pode ser feito de forma natural ou com intervenção de medicamentos. Abaixo descreveremos alguns desses métodos. 

Veja também: Chá de camomila é bom para tirar espinhas?

Como tirar espinhas no canto da boca

  • Gelo: algo simples que pode ser usado e que todos têm em casa é o gelo.  Pegue um pano, toalha ou guardanapo, evolva um cubo de gelo e coloque na área onde se encontra a espinha. Deixe apenas alguns segundos, retire por mais ou menos 2 minutos e volte a colocar o gelo sobre a espinha. Repita esse processo várias vezes ao dia.

O gelo é eficaz porque ele acelera a recuperação, extrai o óleo e as bactérias, contrai os vasos sanguíneos fazendo com os poros fechem mais rapidamente e combate à inflamação e a vermelhidão.

  • Limão: o limão também pode ser usado para combater as espinhas. Pegue um pedaço de algodão ou um cotonete e mergulhe no suco de limão e aplique na espinha.

O efeito que o limão causa é simples: ele seca erupção e mata as bactérias, algo importante que deve ser notado é que o suco de limão deve ser fresco, ou seja, o limão deve ser espremido na hora do procedimento. 

Lembre-se de não se expor ao sol pois pode manchar a pele!

Como tratar espinhas na boca

Caso as espinhas estejam persistindo por muitos dias e você não esteja conseguindo tratar com métodos naturais, o ideal é procurar um dermatologista que irá te indicar alguns bons medicamentos para o tratamento.

Dependendo do seu caso, pode ser que o médico indique o uso de cremes à base de retinoides. Eles diminuem a inflamação e evitam a formação de novas espinhas.

espinhas no canto da boca
(Foto: Emagrecer Saudável Rápido)

O médico também poderá receitar cremes antibióticos tópicos que matam as bactérias e reduzem inflamação. Geralmente são eritromicina, metronidazol e clindamicina.

Dependendo da gravidade do seu problema, o médico ainda pode receitar antibióticos orais que atua como anti-inflamatório. 

Leia mais: Como tirar espinhas com agulha

Como acabar com espinhas nos lábios

Alguns tratamentos para espinhas do canto da boca, podem ser preventivos. Por exemplo, você pode limpar a boca regularmente depois de comer o beber, pois restos de comida que ficam ao redor da nossa boca podem atrair bactérias que causam erupção cutânea.

Outra dica importante é não usar produtos como hidratantes se sua pele for oleosa. Isso porque, eles estimulam a oleosidade ao redor da boca fazendo com que as espinhas apareçam mais facilmente. Ou ao menos use um hidratante mais suave, que não piore a oleosidade.

Outro fator de risco que aumenta a possibilidade de surgimento de espinhas é, como foi dito antes, tensões hormonais. Por isso, tem que viver uma vida mais relaxada. Isso também ajudará a combater as espinhas.



Como tirar espinhas no canto da boca
5 (100%) 1 vote