Como tratar espinhas hormonais

As espinhas costumam surgir na sua pele antes, durante e depois do período menstrual? Se sim, esta matéria é para você!

Escrito por -


Vamos conferir aqui algumas dicas de como tratar espinhas hormonais, que são aquelas que acontecem, no caso das mulheres, antes ou depois do período menstrual.

As espinhas, todas as vezes que surgem, nos deixam super para baixo. Elas apontam no rosto em locais que todos podem ver, e para completar possuem a tendência a ficarem maiores ou bem feias quando temos aqueles compromissos especiais, marcados a tanto tempo.

No caso das mulheres, existem ainda grandes chances de elas virem antes do período menstrual, podendo incomodar ainda durante e até depois, não deixado nenhum dia livre das mesmas.

Como tratar espinhas hormonais

remedio para acne hormonal
Vejamos então como tratar as espinhas, de maneira que não incomodem tanto neste período. Foto: Vijesti

Vejamos algumas dicas de como acabar com as espinhas hormonais. A maior dica, para não ficar sofrendo mais com elas, é prevenir o aparecimento. Seguem sugestões eficazes:

  • Alimentação: perto do período menstrual, evite consumir alimentos processados, cortando da dieta açúcares, farinha branca e gordura hidrogenada. Invista em uma alimentação balanceada, consumindo ainda os alimentos probióticos, que ajudam num melhor funcionamento do intestino, como iogurte. Outro aliado é o chá verde, que reduz as inflamações da pele e os níveis hormonais;
  • Limpeza: manter apenas a pele limpa não é o suficiente. Evite passar a mão suja no rosto, e sempre troque lençóis e fronhas, pois os mesmos acumulam sujeiras que passam para a pele;

Como acabar com as espinhas hormonais

Como tratar espinhas hormonais? Por ser uma condição de saúde, o ideal é procurar auxílio médico, com ginecologista e dermatologista, que poderão indicar algumas opções, as quais podemos destacar:

  • Manter uma rotina de cuidados com a pele, com limpeza, esfoliação, hidratação e proteção solar;
  • Alimentação equilibrada e consumo adequado de água;
  • Uso de medicamentos, que devem ser prescritos pelo médico, para controlar os hormônios;
  • Tratamentos estéticos com lasers, que melhoram e recuperam a pele;
acne hormonal sintomas
Foto: Reader’sDigest

Leia mais:
Como espremer espinhas corretamente
Como secar espinhas inflamadas rápido

Espinhas hormonais – O que fazer?

 A primeira coisa é procurar auxílio médico, para que ele avalie sua pele e indique as melhores formas de resolução. Além disso é importante modificar sua rotina, incluindo os cuidados com a pele e alimentação, que devem ajudar muito a resolver o problema.

No médico, pergunte de tudo, e peça para que ele verifique se o seu organismo não está com muitas alterações hormonais.

Existem muitos estudos indicando que o uso de anticoncepcionais pode causar o aumento das espinhas, então verifique com seu médico outras opções, além de viabilizar, se for o caso, a troca de seu medicamento.



Como tratar espinhas hormonais
Avalie!