É normal ter espinhas no início da gravidez?

0
13


Vamos conferir abaixo se é normal ter espinhas no início da gravidez e como tratá-las.

Muitos médicos discutem se é normal ou não ter espinhas no início da gravidez, e o consenso geral é de que, além de não ser algo tão recorrente, uma vez que a maioria das mulheres ficam com a pele melhor, fica difícil ainda de determinar as seguintes condições:

  • Quando vai acontecer;
  • Por quanto tempo;
  • E em quem, já que cada gravidez é diferente uma da outra, uma vez que cada mulher tem um organismo diferente;

É normal ter espinhas no início da gravidez?

Vejamos abaixo porque então algumas mulheres apresentam acne durante a gravidez, que pode aparecer no rosto, pescoço, colo e dorso.

espinhas na gravidez
É possível sim que apareça algumas espinhas no início da gestação, veja as causas destas acnes:

Por que aparecem espinhas na gravidez?

As espinhas aparecem na gravidez porque neste período os hormônios se alteram em níveis altos. Hormônios como estrógeno e progesterona podem ficar de 10 a 30 vezes maiores durante a gestação, pois auxiliam no desenvolvimento do feto. Mas em algumas mulheres, pode causar “efeitos colaterais”, já que desregula as glândulas sebáceas e as faz produzir mais óleo, que se acumula na pele e causa as erupções.

Como o surgimento e evolução são situações imprevisíveis, as recomendações são para que as mulheres cuidem da pele durante a gravidez, para que não fiquem manchas ou cicatrizes, mas não se preocupem tanto, uma vez que após o parto as mesmas irão desaparecer.

Leia mais: Como acabar com as espinhas através da alimentação

Vejamos abaixo dicas de como cuidar da pele com espinhas durante a gravidez, garantindo a saúde do bebê.

Como cuidar das espinhas na gravidez

Cuidar das espinhas durante a gravidez pode não ser fácil caso a acne seja muito grave, já que pode nos fazer querer utilizar medicamentos ou métodos mais agressivos, que podem fazer mal ao bebê. Mas se a acne for mais leve, os cuidados são os mesmos que adotamos em casa, como limpeza de pele, esfoliação e hidratação. Deve-se porém, atentar para algumas situações:

  • A limpeza de pele não pode ser feita sem a avaliação de um dermatologista, que vai indicar os produtos necessários e que podem ser utilizados por grávidas;
  • Não faça nenhum tipo de peeling químico, pois podem fazer mal ao bebê;
  • Higienize a pele de acordo com seu tipo, utilizando os produtos indicados para a sua pele. Porém os produtos para pele oleosa devem passar por avaliação do dermatologista;
  • Não realize tratamentos com medicamentos como isotretinoína e tetraciclinas, pois eles prejudicam o organismo da mãe e do bebê;
  • Jamais utilize medicamentos por indicação, sem antes consultar um médico, pois a maioria deles não são testados em grávidas;

No mais, lembre-se de que essa é provavelmente uma condição passageira, e que sua pele pode melhorar durante ou após a gravidez.



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here