Espinha doendo dentro do nariz: o que pode ser?

Veja como prosseguir em casos de aparecimento de espinhas dentro do nariz, evite inflamações!

Escrito por -


Espinha doendo dentro do nariz: o que pode ser? Confira nesta matéria!

As pessoas que sofrem com acne e espinha sabem o quão doloroso esta inflamação pode ser. Elas afetam adolescentes e adultos, e, quando em estágios avançados, alteram a auto-estima e a saúde das pessoas.

Bem, as espinhas podem ser difíceis de lidar quando elas aparecem na pele, mas quando elas aparecem nos lugares que ferem, como por exemplo, no interior do nariz, eles podem se tornar ainda mais problemáticas.

A inflamação irrita os nervos sensíveis do interior do nariz e espinha tornar-se difícil de remover, e também são muito, muito chato.

O que Causa a Espinha Dentro do Nariz?

espinha doendo no nariz
Obviamente, é importante falar que, ao espremer uma espinha no nariz de modo errado, além de gerar muita dor, pode causar danos definitivos e aumentar o risco de infecção. Foto: Newsbreak

A espinha dentro do nariz é causada por foliculite, isto é, uma infecção do folículo piloso. Um desequilíbrio de bactérias no interior das narinas pode gerar uma espinha.

Uma das causas para este desequilíbrio é devido o uso prolongado de antibióticos, que matam bactérias “boas” dentro do nariz, deixando apenas as “ruins” que são componentes favoráveis para o surgimento de espinhas.

Como Remover e Tratar a Espinha Dentro do Nariz

Se você estiver com uma espinha dentro do nariz, você tem apenas duas escolhas: você pode esperar que ela desapareça sozinha, com paciência suficiente, ou tentar removê-la com segurança e sem risco de agravar a lesão.

Separamos aqui orientações que podem ajudar você a remover a espinha de maneira correta e sem causar “estragos”. Vale à pena advertir que este procedimento só deve ser feito se a espinha já está “madura”, isto é, se já estiver começando a amarelar.

Preparação

Para remover espinhas dentro do nariz, é necessário primeiro ir para um lugar que é bem iluminado e, de preferência, na frente de um espelho com lente de aumento, para ver a inflamação. Certifique-se de que você pode vê-la bem.

Lave as mãos para evitar a contaminação. Use sabonete antibacteriano, limpe uma agulha fina para costura com álcool. O álcool serve como um esterilizador. Nunca ignore esta etapa de preparação, limpe bem as mãos, e a agulha.

Leia mais:
Espinhas na orelha – Como tratar
Como acabar com as espinhas nos glúteos

espinha dentro do nariz doendo
Foto: Science

 “Fure” a espinha

A maioria das pessoas aperta a espinha na área circundante, mas este não é um método eficaz. Para não mencionar que ele pode destruir o tecido em torno da inflamação.

Portanto, use a ponta fina de uma agulha para estourar a espinha diretamente no seu centro, uma vez que esta parte da espinha é composta de pele morta, assim é perfeitamente aceitável furar com a agulha esterilizada.

Limpeza

Após isso, você pode usar uma haste flexível (cotonete) para fazer uma leve pressão na área ao redor da espinha. A pressão vai ajudar a drenar todo o pus.

Higienize o local com cotonete e em seguida, aplicar um pouco de pomada antibacteriana para apressar o processo de cicatrização, além de manter os germes bem longe.

Outros possíveis métodos para a remoção de espinha interna dentro do nariz , é usar um cotonete de algodão embebido em ingredientes naturais, como suco de limão, o aloe vera (babosa), e pasta de sândalo. Você também pode experimentar  usar soluções como água de rosas  e bicarbonato de sódio.

Este tipo de processo é mais demorado, mas igualmente eficaz. Lembre-se de usar instrumentos esterilizados, e também manter o seu rosto e o nariz limpos. Sempre lave o rosto com um bom sabonete antibacteriano e tenha uma alimentação saudável, para evitar o surgimento de novas espinhas e inflamações incômodas.

E aí, gostou do artigo? Então, deixe um comentário.



Espinha doendo dentro do nariz: o que pode ser?
3 (60%) 1 vote