Espinhas na adolescência: como tratar

0
24


Uma grande dúvida da maioria dos jovens é: espinhas na adolescência: como tratar?, afinal, a acne atinge 80% dos adolescentes, principalmente por causa das alterações hormonais desta fase ou também devido a herança genética.

Depois que uma espinha surge, existem diversos meios para tratar de acordo com cada nível de infecção, porém, é aconselhável a prevenção do que a remediação.

Poucas pessoas sabem, mas a alimentação influencia muito no surgimento de espinhas, principalmente alimentos gordurosos e fritos, portanto, inclua nas refeições muitas folhas verdes e vegetais, além de beber muita água.

espinha na adolescência tratamento
A principal causa da acne na adolescência é o aumento dos hormônios durante a puberdade.

Como a acne pode deixar cicatrizes permanentes, é muito importante não espremê-las, pois mesmo com as mãos limpas, o ferimento deixa a pele aberta para a entrada de bactérias, que podem agravar (e muito) a situação da espinha.

Espinhas na adolescência: como tratar

Existem algumas dicas para tratar as espinhas e evitar que evoluam para uma infecção séria:

  • Lave o rosto pelo menos três vezes por dia, com sabonetes próprios para o rosto, preferindo aquele que contenham ácido salicílico;
  • Utilize produtos oil free para passar no rosto;
  • Sempre use protetor solar;
  • Não saia ao sol se estiver com uma lesão na pele do rosto, evitando marcas;
  • Evite ficar passando as mãos no rosto, pois a sujeira pode ser transferida para a pele, bloqueando os poros e originando as espinhas;
  • Nunca durma com maquiagem, sempre retire todos os cosméticos do rosto antes de dormir.

Como acabar com as espinhas na adolescência

Para saber como acabar com as espinhas na adolescência em casos mais graves, ou seja, se mesmo seguindo as dicas básicas de higiene e prevenção de espinhas o problema continuar ou se agravar, talvez seja necessário o tratamento com medicação específica ou dermocosméticos, por isso, consulte um dermatologista, que poderá fazer uma avaliação clínica de seu caso e indicar o melhor tratamento para seu tipo de pele.

Vale lembrar que alguns remédios relacionados aos hormônios tendem a causar acne, portanto, sempre consulte o médico quando for prescrito esse tipo de medicação.

Como prevenir espinhas na adolescência

como prevenir espinhas na adolescência
Foto: WebMD

Leia mais: Chocolate causa espinhas? Verdade ou mito

Tratar bem o couro cabeludo é outra forma sobre como prevenir espinhas na adolescência, principalmente na testa. É importante se livrar da caspa com cosméticos próprios para o problema, por exemplo com Cetoconazol, um antifúngico muito indicado para acabar com a caspa, que influencia no surgimento de espinhas.

Se o cabelo é muito oleoso, a oleosidade tende a ir para o rosto, o que obstrui os poros e causa a acne, por isso, sempre lave bem os cabelos com shampoo adequado. Evite ao máximo o uso óleos reparadores, gel, pomadas e produtos para proteção térmica, pois também tendem a ir para a pele do rosto, causando espinhas.



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here