Espinhas podem aparecer em qualquer parte do corpo?

Existem outros tipos de manchas e caroços que podem ser facilmente confundidos com as espinhas, então preste atenção!

Escrito por -


Espinhas podem aparecer em qualquer parte do corpo? Sim, veja os principais motivos:

As espinhas são o pesadelo de quase todos os adolescentes, e como seria bom se as famigeradas acnes se limitassem ao período da puberdade, mas, é bem comum ver homens e mulheres das mais diversas idades enfrentando os mesmos incômodos da época do colegial.

O local onde as espinhas aparecem com mais frequência é certamente o rosto, e é este o porquê de causarem tanto incômodo. Mas, saiba que elas não aparecem só na sua face, as acnes podem sim surgir em diversas localidades da sua pele, mas também existem outros tipos de manchas e caroços que podem ser facilmente confundidos com elas, então preste atenção!

As espinhas aparecem em qualquer parte do corpo?

A espinha é na verdade uma inflamação que pode decorrer de variados motivos. Seu surgimento é impulsionado naquelas pessoas que possuem a pele mais oleosa, ou que fazem uso de produtos que deixam a pele com essa característica. Costumam surgir espinhas em indivíduos com a produção de hormônios alterada (praticamente todos os adolescentes e também mulheres grávidas) e como a acne configura uma inflamação de uma unidade da pele que se estende sob todo o corpo (a unidade pilossebácea) ela pode sim aparecer em qualquer lugar.

Espinhas podem aparecer em qualquer parte do corpo?
A espinhas podem surgir em outras partes do corpo, além do rosto, veja os motivos a seguir. Foto: Restore Beauty

Espinhas pelo corpo todo – O que pode ser?

As espinhas em lugares incomuns podem denunciar o uso de produtos muito gordurosos, ao exemplo de hidratantes, ou protetores solares com densidade elevada, que em combinação com um calor excessivo podem tornar a superfície da pele propensa ao surgimento de acnes.

As espinhas surgem também em decorrência da acumulação de células mortas, e consequente colonização por bactérias, contribuindo para o surgimento de alguns dos tipos de espinha.

Um problema que pode ser facilmente confundido com a acne é a foliculite. Ao contrário das espinhas, a foliculite não tem nenhuma relação com a produção hormonal, mas trata-se de uma inflamação no folículo piloso, causada por diversas razões como uma depilação mal higienizada, fricção devido a roupas apertadas e etc. A irritação do folículo acaba deixando os poros expostos, e abertos à ação de bactérias, que ao fim acabam criando um efeito muito parecido com o das espinhas.

A queratose pilar também pode ser confundida com as acnes, mas trata-se de um problema genético, onde a produção excessiva de queratina impede que o pelo crescendo na região saia, causando então uma inflamação que se manifesta com o surgimento de bolhas, geralmente nos braços.

Espinhas podem aparecer em qualquer parte do corpo?
Foto: Revista Shije

 

Leia mais:
O sabonete Lifebuoy combate as espinhas?
Como secar espinhas inflamadas rápido

Como tratar as espinhas

Para tratar de forma definitiva as espinhas é preciso descobrir o que as está causando! O uso de produtos estéticos como ácidos específicos é eficiente para aliviar os sintomas, entretanto existem medicamentos de ministração oral que prometem um resultado mais duradouro, é o caso do Roacutan por exemplo. Entretanto, é sempre bom começar com a higienização e assepsia correta da sua pele!



Espinhas podem aparecer em qualquer parte do corpo?
Avalie!