Excesso de vitamina B12 causa espinhas?

Este estudo investiga as diferenças entre as bactérias da acne de pessoas e compara com a bactéria de pessoas com predisposição ao desenvolvimento de espinhas

Escrito por -


Você já deve ter ouvido falar que o excesso de vitamina B12 causa espinhas, porém, esta afirmação ainda está sendo estudada por cientistas e não possui resultados conclusivos.

Um estudo sobre o excesso de vitamina B12 foi publicado recentemente na revista Science Translational Medicine, onde os pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, sugerem que pessoas que possuem a vitamina B12 em excesso no organismo podem apresentar maiores problemas com espinhas.

Embora a pesquisa tenha fundamento, os cientistas do estudo dizem que ainda é muito cedo para tomar qualquer medida quanto a dieta alimentar e que os dermatologistas não devem fazer nenhum tipo de recomendação clínica à seus pacientes sobre acne levando em consideração esta pesquisa.

Qual a relação das espinhas com a vitamina B12?

vitamina b12 pele com espinhas
A vitamina B12 é muito conhecida por desempenhar funções importantes no sistema nervoso

Leia mais:
Como tirar espinhas com abacate
Tratamento para espinhas Roacutan – Efeitos colaterais

O estudo publicado na revista Science Translational Medicine explica qual a relação das espinhas com a vitamina B12, ensinando que este excesso de vitamina altera os genes da bactéria Propionibacterium acnes, porém, muitos estudos e pesquisas ainda deverão ser realizados para confirmar os resultados e comprovar a teoria.

O estudo observa os genes da bactéria da acne, que se alimenta da secreção das glândulas sebáceas, causando mais espinhas em determinadas pessoas do que em outras, o que acabou revelando que o excesso de vitamina B12 é responsável por alterar o comportamento da bactéria, causando as inflamações da acne.

Excesso de vitamina B12 e espinhas

Apesar da descoberta da relação entre o excesso de vitamina B12 e espinhas, os estudiosos afirmam que o efeito desta vitamina não é o mesmo para todas as pessoas, o que faz com que algumas sejam mais suscetíveis ao desenvolvimento da acne devido à vitamina B12 do que outras, por isso, ainda não é hora para excluir alimentos ricos em vitamina B12, como carne vermelha, queijo e peixes.

Os resultados da pesquisa abrem oportunidades para um novo estudo baseado na patogênese da bactéria da acne, chamada de Propionibacterium acnes, além de possibilitar uma explicação molecular da interação da vitamina B12 com esta bactéria. Futuramente, os especialistas acreditam que será possível o descobrimento de novos tratamentos para tratar o problema com espinhas.

vitaminas que causam acne
Foto: Reader’sDigest

Excesso de vitamina B12 causa espinhas?

A bactéria da acne, o Propionibacterium acnes encontra os altos níveis de vitamina B12 no organismo e para de produzir sua própria vitamina necessária para desempenhar as funções vitais da bactéria, o que faz com que a mesma passe a produzir mais porfirinas, que é uma molécula associada às inflamações da pele e a espinha não é nada mais do que exatamente uma inflamação na pele.

A vitamina B12 é muito encontrada na carne vermelha, em derivados do leite e alguns peixes e é muito conhecida por desempenhar funções importantes no sistema nervoso e nas células do sangue, sendo utilizada para tratar a anemia e até mesmo para auxiliar a memória.



Excesso de vitamina B12 causa espinhas?
Avalie!