Leite pode causar espinhas?

Já ouviu falar que consumir muito leite pode causar o surgimento de espinhas na pele? Entenda a seguir:

Escrito por -


Leite pode causar espinhas? Há muito tempo se discute o quanto os alimentos que ingerimos interferem em nossa pele, inclusive se contribuem ou não para o surgimento de espinhas. Falaremos aqui um pouco sobre os efeitos do consumo do leite na saúde da pele, se ele realmente contribui ou não para uma maior formação da acne.

As causas das espinhas têm sido cada vez mais estudadas pelos cientistas, uma vez que esta é uma condição que atinge parcela significativa da população mundial. Encontrar as possíveis causas pode ser uma ótima maneira de evitar o surgimento da acne, trazendo mais qualidade de vida às pessoas que com ela sofrem.

Leite causa espinhas?

O primeiro questionamento é se o consumo de leite e seus derivados causam espinhas. A verdade é que eles não causam a acne diretamente, mas introduzem substâncias em nosso corpo que permitem a inflamação das glândulas da pele, trazendo a mesma.

leite causa espinhas
Leite e espinhas, alguma relação? (Foto: PeynirciBaba)

É claro que essa situação é diferente para cada paciente, mas a maioria dos estudos feitos na área apontam que o leite tem sim uma grande contribuição no desenvolvimento e piora do quadro de acne.

Por que o leite contribui para a acne?

Porque exatamente o leite contribui para a formação da acne? A resposta que os cientistas encontraram é que o leite de vaca, mais consumido no mundo todo, vem com muitos dos hormônios do animal, que acabam por ser inseridos em nosso organismo com o consumo.

Porém nosso corpo não está preparado para tantos hormônios, e um dos resultados é a formação da acne, que vai só piorando, já que não reduzimos o consumo do leite de vaca e seus derivados.

Leia mais:
Espinhas nas costas – Tratamento caseiro
Muita maquiagem causa espinhas?

O que fazer para melhorar a acne?

Leite pode causar espinha?
Foto: Milelefresh.co

Caso consuma muito leite de vaca e seus derivados, o ideal é iniciar uma mudança na rotina alimentar, reduzindo gradativamente sua quantidade até eliminar o consumo. Para tanto pode iniciar uma rotina que contenha os seguintes alimentos:

  • Saladas;
  • Vegetais;
  • Peixes;
  • Óleo de oliva;

Pode ainda substituir o leite de vaca por leites diferenciados, como de amêndoas, soja, amendoim, entre outros.

Lembrando que é necessário manter uma rotina de cuidados com a pele, consumir água e se possível manter um acompanhamento médico, para tomar as decisões necessárias quanto ao tratamento da acne.

E tirar o leite da dieta também deve ser feito com acompanhamento médico, uma vez que, mesmo contribuindo com a acne, o mesmo ainda possui nutrientes importantes para o nosso organismo.



Leite pode causar espinhas?
Avalie!