Muita maquiagem causa espinhas?

Confira se a maquiagem pode ser uma das causadoras do surgimento da acne e como cuidar da pele para evita-las

Escrito por -


As espinhas são o pesadelo mais temido de muitos jovens. Na garotas, esse medo ganha mais um aditivo quando pensamos no uso de maquiagens, e na possível relação destas com o surgimento de mais pontinhos vermelhos na face.

Muita maquiagem causa espinhas? Poucas sabem que essa relação é comprovada, mas, calma! Você não vai precisar abandonar as suas paletas de maquiagem, ou passar a sair sem nada na pele, o único cuidado que você precisará tomar é com o tipo de produto colocado no rosto, sua procedência e também o tempo que a maquiagem permanecerá em você.

Usar maquiagem todo dia dá espinha?

Uma pergunta como essa deve surgir na mente de algumas mulheres, que já passaram da adolescência, fase comum das espinhas, e agora mesmo na casa dos 30 a 35 anos, vem os pontinhos aparecendo sem parar em seus rostos. Acontece que o surgimento das espinhas pode estar sim relacionado ao uso excessivo de produtos de maquiagem, e em casos como esse, estas são chamadas de acnes cosméticas.

Maquiagem causa acne?
As acnes cosméticas surgem do uso demasiado de produtos cosméticos, sobretudo faciais, tais quais os cremes e maquiagens. Foto: Woman

Em alguns casos, o uso de condicionadores de cabelo também causa o surgimento de inflamações no couro cabeludo. Em geral, a característica que leva ao aparecimento das espinhas é o excesso de oleosidade na pele, e quando os cosméticos possuem muito óleo em sua composição, e são usados de forma frequente, a pele pode ser ainda mais danificada, e as inflamações se tornarem ainda maiores e mais difíceis de tratar

Muita maquiagem causa espinhas?

Como foi mencionado acima, a oleosidade é uma das principais causas das acnes, então ao utilizar produtos que potencializem essa característica não é uma boa ideia no tratamento das espinhas. Se você escolhe produtos de má qualidade para o uso enquanto já existem espinhas no local da aplicação, é bem provável que elas fiquem ainda piores, principalmente por conta da obstrução dos poros, algo não indicado, já que você precisa que as bactérias também acumuladas na espinha possam sair dali.

Dicas de maquiagem para pele com espinhas

Maquiagem causa espinhas?
Foto: Livestrong

Leia mais:
Gel secativo redutor de espinhas Clearskin Avon funciona?
Maquiagem Asepxia esconde as espinhas?

A dica mais legal para quem está preocupada com as espinhas é procurar por produtos oil-free, ou livres de óleo. Dessa forma, você conseguirá manter o equilíbrio de oleosidade na pele, e não incentivar o surgimento de novas espinhas.

Outra ideia bastante interessante, é utilizar hidratantes específicos para a face, que também desenvolvem um trabalho de efeito grandioso no controle da oleosidade da pele, e como bônus, alguns deles ainda protegem da ação solar e da poluição do ambiente.

Se uma espinha teimosa aparece de forma isolada em alguma manhã, é sempre bom ter em mãos o chamado gel secativo, eles existem em várias apresentações e reduzem bastante o volume da espinha para que você possa se maquiar tranquilamente, claro, com os produtos certos!

Entretanto, se mesmo assim as espinhas insistirem em voltar, é hora de entrar em contato com um dermatologista e investigar mais a fundo as causas dessas acnes!



Muita maquiagem causa espinhas?
Avalie!