Pasta de dente ajuda a tirar espinhas?

O mais importante na hora de evitar incômodos na pele, é manter o rosto sempre limpo

Escrito por -


Pasta de dente ajuda a tirar espinhas? Verdade ou mito?

A maioria das pessoas, estima-se que 80%, sofre com acne em algum momento de suas vidas. Existem milhares de tipos, mais de 50 mais precisamente, e sua causa varia entre bactérias, genes, hormônios, fatores locais dos poros, entre muitos outros.

Existem vários mitos que giram em torno desse tipo de problema e um deles é o de que a pasta de dente pode ajudar a tirar as espinhas. Essa afirmação é falsa, apesar de muitas pessoas terem o hábito de aplicar no rosto antes de dormir, os pesquisadores dizem que o flúor presente nos cremes dentais causa espinhas e pode irritar ainda mais o local da aplicação.

Leia mais: Tratamento caseiro para tirar cravos e espinhas do rosto

Pasta de dente ajuda a tirar espinhas?

Foto: Toothbrushtalk
Foto: Toothbrushtalk

Manter o rosto sempre limpo é o mais importante na hora de evitar incômodos na pele e deixa-las mais saudável, porém, para evitar o problema com espinhas indesejadas, deve-se tomar cuidado com a limpeza que será feita.

Não se deve lavar o rosto exageradamente, uma vez que a pele precisa de um nível específico de pH para se manter saudável, portanto, limpar o rosto muitas vezes ao dia não é garantia de uma pele livre de acnes. O recomendado é lavar duas ou três vezes por dia no máximo, desde o queixo até a linha de cabelos na parte superior da testa, com movimentos circulares e bem delicados.

Pasta de dente seca espinha?

Já foi visto que a afirmativa de que pasta de dente ajuda a tirar espinhas não é real e pode, inclusive, piorar a condição. O melhor a se fazer é procurar um dermatologista que irá te indicar o tratamento mais adequado para o seu tipo de acne.

Foto: Stilenaturale
Foto: Stilenaturale

Há medicações de uso local ou oral à base de peróxido de benzoíla, ácido salicílico, ácido retinoico ou mesmo antibióticos que auxiliam. Casos de espinhas moderadas ou acentuadas geralmente necessitam mesmo da administração de antibióticos por via oral para controlar a inflamação e a proliferação de bactérias e esse tipo de tratamento leva de quatro a seis meses para mostrar seus resultados mais definitivos e deve sempre ser realizado sob acompanhamento de um profissional capacitado para isso.



Pasta de dente ajuda a tirar espinhas?
Avalie!