Por que aparecem espinhas antes da menstruação?

TPM pode causar espinhas? Revelaremos nessa matéria se esta teoria é verdadeira ou falsa, veja:

Escrito por -


Por que aparecem espinhas antes da menstruação? Vamos verificar isso neste texto, através das informações repassadas por médicos e demais especialistas, que analisaram a fundo esse processo tão natural para o corpo humano, mesmo que extremamente desconfortável para as mulheres.

A menstruação é um dos processos mais naturais do corpo da mulher, passando a ocorrer quando seu organismo está pronto para o ciclo fértil, que no caso da mulher irá ocorrer uma vez por mês. Quando a menstruação vem, significa que o óvulo não foi fecundado, sendo expelido pelo corpo, junto com revestimento, muco e sangue.

 Vejamos então o que as espinhas tem a ver com tudo isso.

TPM pode causar espinhas?

espinhas na tpm como tratar
É por causa desse processo que neste período sentimos diversas transformações, positivas e negativas no nosso corpo. Foto: TheHuffington

 

A famosa TPM – Tensão Pré Menstrual é o processo que ocorre entre dois e três dias antes da menstruação em si. Durante esse processo o corpo recebe muitos hormônios, que alteram o funcionamento do mesmo, causando diversos sintomas como dores e inchaço, além de alterações no comportamento, como irritabilidade e emoções não controladas.

E um dos resultados é o surgimento de espinhas, que acontece no pré, durante e após a menstruação. Vejamos abaixo como esse processo acontece.

Por que aparecem espinhas antes da menstruação?

E por que aparecem espinhas antes da menstruação? A grande causa é a alteração hormonal, que no período menstrual é intensificada. Com todas essas alterações, a manutenção natural da pele é alterada, sendo modificações da hidratação e oleosidade da pele, que obstruem os poros e contribuem para o aparecimento de espinhas.

Como evitar espinhas no período pré-menstrual

 espinhas antes da menstruação
Foto: TheHuffingtonPost

Leia mais:
O sabonete Lifebuoy combate as espinhas?
Como tratar espinhas hormonais

Vejamos então como evitar espinhas no período pré-menstrual. Primeiro é importante lembrar que, se o processo for muito complexo, com muitas espinhas e desconforto, é necessário entrar em contato com um médico, verificando sua saúde.

No mais, basta seguir alguns processos básicos durante este período, tentando prevenir o surgimento das espinhas:

  • Organize sua alimentação, evitando alimentos gordurosos, e incluindo alimentos ricos em vitamina B6 (como frutas, legumes, grãos e cereais);
  • Pratique exercícios físicos, que ajudam na manutenção do corpo;
  • Inclua atividades de relaxamento neste período, uma vez que o estresse também contribui para o surgimento da acne;

Além de tudo isso, é importante ainda manter uma linha de cuidados com a pele, incluindo limpeza adequada, esfoliação periódica, hidratação e proteção.



Por que aparecem espinhas antes da menstruação?
Avalie!