Tomar suplemento aumenta as espinhas?

Tomo suplemento e tenho muitas espinhas! Serpa que isso tem relação? Entenda tudo sobre o assunto nessa matéria!

Escrito por -


Tomar suplemento aumenta as espinhas? A decisão de iniciar o uso de suplementos envolve diversos pontos a serem analisados. Embora os resultados sejam quase sempre garantidos, alguns problemas associados podem surgir, ou serem agravados por quem tem um quadro prévio, é o caso das acnes, famosas inflamações que deixam a pele manchada, e surgem mediante à oleosidade.

Muita gente testemunha um aumento na quantidade espinhas, principalmente no rosto, após o início da utilização de alguns determinados tipos de suplementos. Mas, será que as duas coisas têm mesmo uma relação direta? É o que tentaremos descobrir e explicar ao longo desse artigo.

Suplementos alimentares causam espinhas?

Tomar suplemento aumenta as espinhas? De maneira geral não. Não há relação direta, que aponte os compostos dos suplementos como causadores das acnes. Para tornar isso um pouco mais fácil de entender, basta pensar que os suplementos são “alimentos em pó”, e por isso não há porque eles gerarem diretamente o aumento das espinhas em quem faz seu uso.

Qual a relação das espinhas com os suplementos?

Suplementos causam acne?
Não existem estudos que comprovem a relação das espinhas com os suplementos. Foto: HBFit

O que existem são relatos de pessoas, que –  geralmente- já tinham uma predisposição ao surgimento das espinhas, e ao iniciarem o uso do suplemento testemunharam a volta desse fenômeno.

A mesma coisa acontece com algumas pessoas quando consome chocolate, ou quando consome leite por exemplo, mas isso não quer dizer que o alimento em questão é o responsável pelas espinhas, ele pode sim agir como uma “ignição” para o surgimento destas.

Todos os suplementos alimentares dão acne?

Como vimos acima, o surgimento das espinhas em quem faz o uso de suplementos está muito mais ligado à sua predisposição do que ao suplemento em si. Entretanto, hábitos alimentares mal colocados podem sim potencializar ainda mais o aparecimento das acnes, deixando o rosto com uma aparência nada agradável.

Algumas pesquisas comprovaram que as mudanças nos hábitos de alimentação foram eficazes na redução da gravidade em seus casos de acnes, e outros apontam uma relação direta com a redução na ingestão de alimentos com alto índice glicêmico.

Leia mais:
Espinhas no queixo – O que pode ser?
As espinhas podem voltar depois de tomar Roacutan?

suplementos que nao causam acne
Foto: David Avocado Wolfe

Para tornar as acnes menos frequentes, vale à pena evitar o consumo de frituras, refrigerantes, bebidas e pratos com muito açúcar e fastfood. Em contrapartida, a adição de legumes, frutas, cereais, pães integrais luta ao seu lado contra o aparecimento das espinhas.

Os suplementos, quando compostos por creatina, são os mais associados à intensificação das acnes, mas, o que foi comprovado é: a creatina isolada não tem o poder de gerar espinhas, mas quando são feitas combinações erradas isso tende a acontecer.

Whey protein e outros suplementos que visam a hipertrofia também não promovem espinhas por sua composição, mas, uma vez que fazem a produção de testosterona aumentar, as espinhas podem sim surgir de maneira mais notável, principalmente pelo acúmulo de bactérias nas glândulas sebáceas.

As espinhas causadas por bactérias costumam ter uma coloração amarelada em suas pontas, e avermelhada nas bordas, podem ser combatidas com a assepsia correta da pele, e cuidado na manutenção dos níveis de oleosidade aceitáveis.



Tomar suplemento aumenta as espinhas?
Avalie!